Coração Brasileiro

Coração Brasileiro

"Coração Brasileiro" (Kuarup) é um álbum que nasceu a partir do encontro entre duas gerações da música instrumental brasileira. O trompetista Silvério Pontes e o pianista Antonio Guerra se uniram para celebrar o cancioneiro e os gêneros populares. O disco nasceu para contar um Brasil eternamente fértil, gaúcho, chorão, sambista e forrozeiro, exaltando a diversidade do povo brasileiro.

Os duos de trompete e piano foram mais explorados na música de câmara e no jazz americano. No entanto, pouco se fez com esta formação na história da música popular brasileira. “Esta é uma novidade no Brasil, pautada na tradição da nossa música, afirma Silvério, chamando a atenção para o que se ouve no disco: “desde temas extraídos do cancioneiro até o choro e o samba, com toda a riqueza harmônica, melódica e rítmica da música instrumental brasileira”.

O repertório do show, baseado no disco, traz obras de Pixinguinha ("Desprezado"), Radamés Gnatalli ("Papo de Anjo"), Egberto Gismonti (Frevo), de João Bosco e Chico Buarque ("Sinhá") e Guinga ("Choro pro Zé" e "Lendas Brasileiras"), além de composições dos próprios Antonio ("Saudades de Pernambuco" e "Bailarina de fogo") e Silvério ("Gaudérios"), entre outras.

 

 

 

Duas gerações, um só Coração

Silvério e Guerra jamais poderiam imaginar que um encontro fortuito de trabalho entre eles fosse estabelecer de imediato uma parceria tão original quanto produtiva. Durante algumas sessões de ensaios, entre choros, maxixes, valsas e jazz, esses dois craques de gerações e formações distintas descobriram uma afinidade musical inesgotável. O resultado foi o ingresso imediato do pianista na banda de Silvério e a vontade urgente de desenvolverem juntos um trabalho.

A união sonora de Silvério Pontes, que sempre bebeu na fonte do choro e do samba, considerados a música genuinamente carioca, com Antonio Guerra, um concertista com a música negra no sangue, rendeu o álbum "Coração Brasileiro". O trabalho foi lançado no segundo semestre de 2017, conectando a melhor tradição da música instrumental brasileira e a excelente safra de jovens músicos que renovam a cena. Além do já citado Guinga, as gravações contaram com as participações especiais de Bernardo Aguiar, Guto Wirtti e Yamandu Costa.

O Duo “Coração Brasileiro” realizou quatro shows de pré-lançamento do projeto. Um em Belo Horizonte, no Teatro da Funarte, e três no Rio de Janeiro: no Teatro Ipanema, no Blue Note e na Casa do Choro. No Teatro Ipanema a apresentação contou com a participação de Guinga, grande incentivador do projeto e que também colaborou nas gravações do CD, na faixa “Lendas Brasileiras”, de sua autoria. O projeto teve grande apoio de divulgação pela mídia especializada, o que pode ser apreciado na apresentação em PDF que estamos enviando anexada a esta proposta.

O CD (selo Kuarup) teve seu show de lançamento oficial em outubro de 2018 (marcando a chegada do CD físico), no Teatro Municipal João Caetano, de Niterói (projeto selecionado pelo edital de construção de pautas do Teatro), com as participações especiais de Daniela Spielmann (sax), Arthur Maia (baixo) e Aquiles Moraes (trompete). O CD encontra-se disponível em diversas plataformas digitais.

Em dezembro de 2018, Antonio Guerra e Silvério Pontes, junto com Daniela Spielmann, promoveram o workshop de sopro “O auxílio luxuoso de Radamés na música popular brasileira”, no Centro Cultural da USP. Ainda em dezembro, o duo participou da 15º edição do festival Chorando sem Parar, Edição Radamés Gnattali, na cidade de São Carlos, SP, com programação gratuita em vários locais da cidade. No encerramento do Festival, no dia 9, na Praça XV de São Carlos, num grande encontro de instrumentistas de renome, brasileiros e estrangeiros, o duo se apresentou numa programação de 12 horas de revezamento ininterrupto dos artistas convidados.

Com a participação de Guinga, o duo se apresentou também, em 16 de dezembro de 2018, na terceira edição do Curitiba Jazz Festival, evento gratuito, realizado na Praça Afonso Botelho. Em 9 de maio, também com a participação de Guinga, o duo se apresentou na Sala Cecília Meireles, no Rio de janeiro.

Neste momento o duo se encontra em turnê fora do Brasil, realizando shows no Japão, Portugal e Itália.

  • INFORMAÇÕES DO PRODUTO

     

  • POLÍTICA DE RETORNO E REEMBOLSO

     

  • INFORMAÇÕES DE ENTREGA

    Frete à ser calculado.

R$ 30,00Preço

©2020 por Antonio Guerra. Orgulhosamente criado com Wix.com